segunda-feira, 9 de agosto de 2010


pescador :Elvis Bordinhão
local de origem:Joinville SC
local da pesca bai da Babitonga (praia da vigorélle)
peixe:bagre 12 kg
Nome Popular: Bagre
Nome científico: Bagre spp - ARIIDAE

Habitat: Este peixe pode ser encontrado tanto em águas salgadas e salobras da costa leste brasileira como nas águas interiores do nosso território. O nome Bagre é genérico, já que existem muitas espécies de Bagre diferentes. No mar podem atingir até um metro de comprimento e 15Kg de peso, sendo que em águas interiores chegam a atingir apenas 2Kg, não considerando é claro os grandes Bagres que tem nome específico como por exemplo a Pirarara e a Piraíba.

Como pescar: Este peixe pode ser pescado tanto na praia quanto embarcado em rios e canais de baías.


Em água salgada: Para a pesca de praia deve-se utilizar varas de 3,5 a 4,2m de comprimento, linha com 0,30mm de diâmetro, chumbada de 15 a 50g e anzóis tipo maruseigo de tamanho 2/0 a 4/0. Embarcado, deve-se utilizar varas de ação média para linhas de 10 a 20 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar 100m de linha com 0,40mm de diâmetro, chumbada com peso variando entre 15 e 50g e anzóis tipo maruseigo tamanho 2/0 a 4/0. A melhor isca para este tipo de peixe é o camarão morto.
Em água doce: Deve-se utilizar equipamento leve, composto por uma vara para linhas de 6 a 14 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar 100 metros de linha com 0,30mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo tamanho 1/0 a 3/0. Deve-se utilizar chumbada que faça com que a isca toque o fundo. Pode-se também pescar com vara de bambu ou telescópica, caso o pesqueiro possibilite que , desta forma, a isca fique ao alcance do peixe. As melhores iscas são as minhocas, larvas e pedaços de carne(coração de boi).
Dica: Tome muito cuidado com os ferrões deste peixe, pois uma ferroada pode causar sérios danos ao pescador estragando a pescaria.

Melhor época: Durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário